A partir de R$ 74,56 o m²
E se você comprar uma cortina que não combina com seu quarto? E se ela não bloquear a luz como você gostaria?
Comprar uma cortina para quarto exige conhecer as diferentes opções de tecido, caimento e fixação.
Separamos algumas dicas para ajudá-lo a comprar a cortina certa para seu quarto e evitar arrependimentos, afinal de contas ninguém merece ter que morar convivendo com seus próprios erros (risos). Se estiver sem tempo para ler, tire suas dúvidas diretamente por telefone:
Escolha o tecido de sua preferência. Os tecidos mais comuns em cortinas para quarto são: Voil, Blackout, Linho, Oxford, Renda e Jacquard.
O tecido Voil para cortinas é leve e pouco rígido, proporcionando um caimento mais natural. É um tecido que permite entrada de luz, portanto o ideal é ser adquirido junto com um forro para que você possa ter maior controle sobre a luminosidade do seu quarto (falaremos das opções de forro na dica nº2).
Em geral, o tecido Voil está disponível na composição 100% de poliéster ou combinado com linho, por exemplo 80% poliéster e 20% linho.
O tecido Blackout para cortinas é pesado e rígido, proporcionando um caimento firme. É um tecido que bloqueia fortemente a entrada de luz, ideal para cobrir janelas que geram reflexo sobre televisores.
Em geral, o tecido Blackout está disponível com vedação de 70% ou 100% da luz.
O Linho é um tecido frio e apresenta maciez ao toque. Permite a passagem de luz e é uma das soluções mais elegantes para seu quarto.
O Tecido de Linho para cortinas pode ser encontrado em diferentes composições, desde 10% de linho (normalmente combinado com poliéster – tecido sintético) até 100% de Linho. Quanto maior a composição de linho, mais nobre e natural é o tecido.
Mas atenção, quanto maior a composição de Linho em seu tecido, menor a durabilidade, comparado aos tecidos com menor composição (de 10% a 30%). Aqui vale a regra, quanto mais sintético o tecido, maior sua durabilidade.
O Tecido Oxford para cortinas é um tecido volumoso e possui excelente durabilidade, além de não desbotar facilmente. Por ser um tecido mais grosso, permite parcialmente a passagem de luz.
Seu nome remonta da Universidade de Oxford, na Escócia, em uma época onde o processo de tecelagem dos tecidos recebia o nome das principais universidades do país. Sua tecelagem é composta por 2 fios finos, seguidos por um fio mais espesso. É um tecido 100% de poliéster.
O tecido de renda para cortinas é o mais delicado. Permite a passagem de luz e conta com infinitas possibilidades de traços.
O tecido de renda é muito semelhante a lingerie, tanto pela sedução quanto pela fragilidade. Escolhendo o modelo correto, seu quarto ficará lindo, mas se você tem pets, talvez não seja a melhor opção para você.
O tecido Jacquard para cortinas é a sua melhor opção quando o assunto é estampa. Além de bloquear a luz, te permite escolher entre desenhos que irão aumentar o charme do seu espaço.
Excelente opção para inovar na decoração de seu quarto.
Está na dúvida sobre qual tecido escolher para sua cortina? Solicite uma visita técnica!
Nossos consultores irão te apresentar todos os tecidos para o modelo que você mais gostou – e o melhor de tudo é que você nem precisa sair da sua casa.
Atendimento em toda Região Metropolitana de São Paulo e Litoral Paulista (São Paulo, Barueri, Cotia, Jundiaí, Mauá, Santana do Parnaíba, Santos, São Bernardo, São Caetano, …)
O forro é um tecido opcional que pode ser acrescentado a sua cortina (localizado atrás dela) com basicamente duas funções:
1– proteger o tecido principal do sol, vento ou mesmo da umidade.
2– reduzir a passagem de luz no seu ambiente.
Decida se irá utilizar um forro. Os forros mais utilizados são Blackout, Microfibra, Tergal Verão, Tafetá e Gabardine.
O tecido Blackout como forro pode ser uma excelente opção para seu quarto.
Imagine que seu tecido principal seja o Voil ou o Linho, que trazem elegância e sofisticação ao seu ambiente, porém permitem a passagem de luz. Uma solução interessante é acrescentar um forro independente a sua cortina:
Se desejar luminosidade, basta deixar o forro recolhido. Mas a noite, você terá a opção de deixar o forro aberto e contar com a proteção do blackout para manter seu quarto extremamente escuro ao acordar – só cuidado para não perder a hora (risos).
Outra vantagem do blackout é para quartos de recém-nascidos. Nessa fase, vale tudo para deixar o bebê dormindo um pouco mais – conte com o blackout como um verdadeiro aliado na nobre batalha da paternidade.
A microfibra é um tecido sintético produzido a partir de filamentos finos de poliéster ou nylon. Esses filamentos são mais finos do que um fio de cabelo. O resultado é um tecido extremamente leve e suave ao toque.
Sua confecção além de bloquear a passagem de luz, também oferece privacidade para seu quarto, pois a trama de fibras diminui consideravelmente a visibilidade através do tecido.
O forro de microfibra possui excelente custo-benefício para seu quarto.
O tergal verão é um tipo de tecido composto de fibras de poliéster e viscose, que resulta em um material leve, durável e de fácil manutenção.
O tecido tafetá tem sido uma escolha popular quando se trata de confecção de forros de cortina.
Sua natureza leve e ao mesmo tempo encorpada permite que o forro da cortina ganhe forma e corpo sem parecer pesado.
O tecido gabardine possui uma textura ligeiramente texturizada que contribui para uma estética agradável, proporcionando visual elegante e atemporal.
Além disso, o gabardine é um tecido de alta qualidade, que oferece uma longa vida útil e requer pouca manutenção.
Agora é hora de decidir como você irá fixar sua cortina na parede. Aqui basicamente você tem 3 opções: varão, trilho suíço ou tubo trilho.
Este acessório vai além de ser apenas uma forma prática de pendurar cortinas, ele também é uma peça de destaque que pode realçar o design e adicionar um toque de elegância a qualquer ambiente.
O trilho suíço possui um design discreto e se integra perfeitamente a qualquer estilo de decoração, proporcionando um ambiente otimizado e ao mesmo tempo aconchegante.
Elegante e contemporâneo, o tubo trilho apresenta estrutura durável e resistente, e ainda dá um toque de modernidade ao seu ambiente.
Ainda pensando na fixação de sua cortina, você pode avaliar se é mais interessante deixar seu acessório de fixação (varão, trilho suíço ou tubo trilho) exposto ou não. Caso opte por não deixá-lo exposto, as opções mais indicadas são o cortineiro ou o bandô:
O cortineiro representa um espaço no gesso, reservado para a instalação da cortina.
O bandô é um ornamento de tecido fixado na parte superior da cortina, com o intuito de enfeitá-la ou apenas ocultar a fixação.
Outro aspecto importante na compra de uma cortina para quarto é o caimento do tecido, isso porque você não vai querer que sua cortina fique 100% esticada sobre a janela, afinal de contas você está comprando uma cortina, não um lençol (risos).
Os principais tipos de acabamento que irão moldar o caimento da sua cortina são: pregas, ilhoses, wave e franzido.
Esse tipo de prega deixa o volume do tecido na parte da frente e pode ser usada em varões e trilhos.
Para conseguir o efeito volumoso, a Prega Macho é constituída de duas dobras unidas.
A prega tombada é confeccionada com as pregas viradas sempre para o mesmo sentido, pode ser usada em trilho ou varão e traz um ótimo aspecto para a cortina.
A prega americana confere um estilo mais clássico à sua decoração, ela é produzida com três pregas agrupadas, pode ser usada em trilho ou varão e assegura um ótimo volume à cortina.
O acabamento em wave é um dos mais utilizados, pois as ondas formadas proporcionam volume ao tecido e charme ao ambiente. A ondulação se mantém constante ao longo da cortina e o wave pode ser utilizado em cortineiro ou até mesmo em varão aparente.
O acabamento franzido é um dos mais antigos, sua confecção deixa a parte superior da cortina mais “dobradinha”.
Super moderno, o acabamento em ilhós é usado em cortinas onde o varão fica visível. O destaque desse acabamento é que ele proporciona ondas artificiais, dando uma impressão de aumento de volume na cortina. O ilhós pode ser quadrado ou redondo, e está disponível em diversas cores, o que permite diversas opções de decoração.
Sua próxima decisão deve ser colocar ou não uma barra em sua cortina.
As cortinas com barra podem adicionar um toque de elegância e sofisticação à decoração de sua casa.
Os principais modelos de barras para cortinas são: barra postiça, barra tomas, barra dupla e ponto palito.
Uma das vantagens de confeccionar uma barra é que você conta com uma reserva de tecido (que fica embutida na barra). Então caso você mude para um local onde o pé direito é ligeiramente maior, você pode desfazer a barra, e deixar a cortina com o comprimento mais adequado à sua nova casa. Para você que leva uma vida cigana, e muda de casa todo ano, pode ser uma boa ideia (risos).
Ao comprar uma cortina considere também que tecidos mais sintéticos são mais duráveis, amassam menos e não encolhem após a lavagem (o ideal é lavar a cortina de 1 a 2 vezes por ano).
Agora é hora de realizar a medição do seu ambiente, fita métrica na mão e mãos a obra. Essa etapa é muito importante, pois a medição errada irá influenciar no caimento do seu tecido e pode transformar o “luxo em lixo” (risos).
Mais fácil, agende uma visita técnica!
Nossos consultores além de levar nosso mostruário irão discutir com você: opções de fixação, caimento de tecido e também realizarão as medições corretamente. Assim você evita problemas na instalação.
Chegou a hora da instalação. Se você é do tipo de pessoa que gosta de pôr a “mão na massa” com todas as tarefas do lar, siga as instruções do fabricante e instale sua cortina.
Se você quiser ganhar tempo, ou não tiver tanto interesse por essa atividade, deixe com a gente a etapa de instalação da sua cortina. Você se surpreenderá com a organização do nosso time na instalação.
Ao comprar uma cortina para seu quarto você deve escolher entre 6 principais tecidos (voil, blackout, linho, oxford, renda e jacquard), 5 tipos de forro (blackout, microfibra, tergal verão, tafetá e gabardine), 3 formas de fixação (varão, trilho suíço ou tubo trilho), 2 opções para esconder sua cortina (cortineiro ou bandô), 6 opções de caimento (prega macho, prega tombada, prega americana, wave, franzido e ilhós), e por fim 4 opções de barra (barra postiça, barra tomas, barra dupla ou ponto palito).
Comprar uma cortina para quarto não é tarefa fácil. Se quiser ajuda, agende uma visita técnica conosco, nós apresentaremos nosso mostruário, lhe daremos sugestões e faremos as medições do seu ambiente.
Seguindo essas etapas, você pode comprar a cortina certa para o seu quarto e desfrutar de um ambiente mais confortável e acolhedor.
Atendimento em toda Região Metropolitana de São Paulo e Litoral Paulista (São Paulo, Barueri, Cotia, Jundiaí, Mauá, Santana do Parnaíba, Santos, São Bernardo, São Caetano, …)